Atualmente as estratégias empresariais requerem esforços que vão muito além do cuidado com o cliente externo. Independente do porte ou da área de atuação, é preciso entender que o capital humano é um dos principais ativos que uma organização pode dispor. Estabelecer políticas e práticas que cuidem da experiência das pessoas que trabalham na organização não é mais algo opcional.
Por isso, é fundamental otimizar a experiência de cada profissional a fim de promover seu bem-estar, seu senso de pertencimento e propósito no trabalho, incentivar sua produtividade e elevar seu potencial competitivo. Assim, a companhia será capaz de atrair, reter e manter engajados os melhores talentos para que então consiga alcançar resultados.
Uma boa maneira de trabalhar nessa frente é a adoção de práticas de Employee Experience. Essa metodologia foca nas pessoas e promove ações para desenvolver equipes de alta performance. Não estamos falando aqui somente de um ambiente de trabalho descontraído, a Employee Experience espelha a cultura e os valores das organizações e constrói um ambiente em que o profissional possa prosperar alinhado com os objetivos do negócio e com seus objetivos de vida.
Esse conceito é altamente relevante para a gestão de pessoas, isso porque o comportamento da organização com Employee Experience pode ser o diferencial que vai determinar a capacidade de ter na equipe profissionais qualificados e motivados. Ainda, a forma como a organização é percebida no mercado está intimamente ligada a essas práticas.
Como implementar a Employee Experience?
Para conseguir aprimorar o dia a dia de seus colaboradores você pode adotar alguns passos:
1. Invista em People Analytics
Faça uma análise do perfil de cada profissional, os benefícios que cada um agrega para o resultado da empresa, bem como a adequação das características e competências de cada um aos objetivos organizacionais. A partir da coleta e análise desses dados, invista em ações que direcionem melhor essas características e competências para os objetivos da empresa e do profissional, gerando um fator motivacional relevante.
2. Faça o desenho da jornada do profissional
Através do mapeamento do histórico dos profissionais é possível identificar gaps e oportunidades de melhorias na construção do plano de carreira de cada um. Com esse olhar, a organização atua diretamente na experiência que oferece aos empregados, e melhora o processo de recrutamento, diminui turnover e promove mais engajamento.
3. Pratique a meritocracia
Foque no mérito como principal meio para o crescimento pessoal e profissional de seus funcionários. Para que se sintam valorizados e instigados a crescer, eles devem sentir satisfação em ocupar seu cargo e executar suas tarefas. Lembre-se: o Employee Experience busca, sobretudo, incentivar os colaboradores por meio das experiências positivas.
4. Desenvolva os liderados
Motivar os liderados impacta diretamente no desenvolvimento do restante da equipe, melhorando também o clima organizacional. Adotar essa estratégia abre as portas para que todos se desenvolvam, ampliem suas competências, gerando resultados positivos para si e para empresa. Por isso, aposte nessa ideia!
A implantação de uma estratégia de Employee Experience na empresa deve ser liderada pelo RH, que tem como principal papel de estender essa metodologia durante toda a jornada do colaborador, desde o momento de seu recrutamento até a hora do seu desligamento. E assim, garantir inúmeros benefícios para organização, como:
– Aumento da produtividade;
– Aumento na retenção de talentos;
– Maior engajamento;
– Melhora da qualidade de vida dos colaboradores;
– Alinhamento entre a cultura organizacional e os funcionários.
Como podemos perceber ao longo desse artigo, adotar práticas de Exployee Experience traz sólidos benefícios para a empresa. Um empregado satisfeito interfere positivamente no trabalho de seus colegas, na experiência dos clientes e nos resultados da organização.
E você, já investe na Exployee Experience? Nos conte aqui nos comentários.