A gestão comportamental compreende a gestão do comportamento humano em um ambiente organizacional. É uma abordagem cada vez mais importante para o gerenciamento eficaz de uma empresa, pois considera a importância das interações e comportamentos humanos para alcançar resultados de alta performance.
Esse tema vem sendo muito discutido dentro das empresas e pelos setores de RH, pois é um ponto-chave para evitar o turnover. Um estudo realizado pela Michael Page endossa essa teoria e revela que 91% dos profissionais contratados por suas qualidades técnicas são demitidos por causa do seu comportamento. A falta de gestão do tempo, autocontrole e resistência a mudanças estão no topo das deficiências comportamentais que resultam na dispensa do empregado.
Segundo pesquisa da Manpower Group, de 2021, 64% das empresas não sabem como desenvolver habilidades comportamentais nos seus times e são prejudicadas financeiramente por isso. Esse dado reforça a ideia de que gestores devem entender e administrar seu capital humano com conhecimento e estratégia, desde o recrutamento e seleção até o desenvolvimento do profissional.
Uma gestão comportamental eficiente começa antes da contratação. Uma seleção criteriosa de profissionais se faz necessária, avaliando não só hard skills, mas também, e com mais ênfase, as soft skills e identificar se o candidato tem Fit Cultural com a empresa, ou seja, tem capacidade de se adaptar aos seus valores e propósitos.
Com todas essas informações estratégicas em mãos, fica mais fácil saber se o profissional terá afinidade com as exigências do cargo; se de fato está apto para a função e rotina; e como será o relacionamento com a equipe e liderança.
Colocar a gestão comportamental em prática permite à empresa reduzir problemas e custos. Inclusive, a oferta de cursos, treinamentos e capacitações também se tornar mais efetiva, investindo nas habilidades e capacidades corretas.
Com essa ferramenta, é possível analisar perfis e atitudes dos profissionais para tentar antecipar reações frente aos desafios do seu cargo ou função.
Benefícios de uma gestão estratégica
- Melhora a comunicação entre os times e reduz conflitos;
- Institui a cultura da transparência;
- Compreende melhor as interações humanas;
- Melhora o desempenho dos funcionários;
- Aprimora a gestão de talentos;
- Cria planos de ação personalizados;
- Aumenta o bem-estar e satisfação do funcionário;
- Cria uma cultura organizacional saudável e positiva;
- Impacta positivamente na saúde financeira da empresa;
- Reduz o turnover;
- Fortalece a cultura da confiança;
- Promove um recrutamento e seleção mais assertivo.
O primeiro passo para uma gestão comportamental eficiente é mapear o comportamento dos colaboradores. Também é preciso fazer avaliações de desempenho, pesquisas de clima organizacional, rever feedbacks e fomentar o one-on-one (as conversas entre líderes e liderados). Tudo isso fornecerá elementos importantes para começar.
Você e sua empresa já se convenceram de que a gestão comportamental pode melhorar o clima organizacional e trazer mais rendimento financeiro?
As ferramentas estão disponíveis e o caminho a seguir já é conhecido. Agora, mais do que nunca, é preciso colocar em prática!
Fontes: Mundo RH 1, Mundo RH 2, Feedz, Vagas For Bussines, RH Portal