Hoje, vamos explorar um tópico que tem revolucionado o ambiente corporativo e impulsionado o sucesso das empresas: a Employee Experience (Experiência do Funcionário). Mais do que um simples termo da moda, a Employee Experience é um conceito poderoso que busca promover um ambiente de trabalho positivo, engajador e gratificante para os colaboradores. Afinal, são eles os verdadeiros pilares que sustentam o crescimento e o sucesso de uma organização.
A falta de engajamento dos funcionários é capa de muitas manchetes e tema nas rodas de conversas de RHs. E não é à toa. Segundo o State of the Global Workplace: 2022 Report do Gallup, consultoria americana que mede o engajamento dos profissionais ao redor do mundo, apenas 21% dos funcionários em um determinado grupo amostral corporativo se sentem engajados no trabalho. Apenas 33%, de acordo com o relatório, se sentem prosperando em seu bem-estar geral. Em todas as métricas, a perspectiva era a mesma: a maioria não considera seu trabalho significativo, não acredita que suas vidas estão indo bem ou não se sentem esperançosos em relação a seus futuros profissionais.
O que é Employee Experience?
A Employee Experience vai muito além do conceito tradicional de satisfação no trabalho. Ela engloba todas as interações, sentimentos e percepções que um colaborador vivencia durante sua jornada dentro da empresa. Desde o primeiro contato com o processo de recrutamento até o momento de desligamento ou aposentadoria, cada etapa importa e influencia na percepção do funcionário sobre a empresa.
A experiência do funcionário leva em conta o que as pessoas valorizam no sentido mais amplo, reconhecendo como o estágio da vida, as circunstâncias pessoais e até mesmo o tipo de personalidade tornam diferentes propostas atraentes para pessoas diferentes. Cada funcionário quer ser capaz de influenciar os resultados que importam para eles, aliando a isso um forte senso de identidade e pertencimento.
Por quê?
É fato e exaustivamente documentado o impacto que a falta de engajamento implica na produtividade, desenvolvimento de novos conhecimentos, inovação, e prosperidade para qualquer negócio. Por isso, se torna urgente a adoção de estratégias que melhorem o ambiente corporativo e a experiência do funcionário.
As empresas reconhecem essa urgência de melhorar a experiência do funcionário à medida que se adaptam à nova realidade e enfrentam os desafios da rotatividade e do engajamento. De acordo com a pesquisa da Willis Towers Watson, de 2022, mais de 90% das organizações planejam tornar a melhoria da experiência do funcionário uma prioridade. Nesse sentido, é imperativo que as empresas façam um esforço extra para criar um vínculo com os colaboradores, permitindo que eles sintam certeza, significado, conexão e empoderamento.
Colocar os colaboradores no centro da estratégia e reconhecer que as pessoas possuem diferentes expectativas e necessidades ao longo de sua carreira nas empresas permitirá às organizações aumentar os níveis de engajamento, bem-estar e felicidade no trabalho, mas também sua capacidade de atrair e reter talentos.
Investir na Employee Experience é uma estratégia de negócios inteligente e assertiva. Colaboradores satisfeitos e engajados têm um impacto direto na produtividade, na qualidade dos produtos e serviços oferecidos e na atração de novos talentos.
Uma experiência positiva no trabalho promove a motivação, o sentimento de pertencimento, a lealdade à empresa e a redução do turnover. Além disso, colaboradores satisfeitos tendem a ser mais criativos, inovadores e dispostos a assumir responsabilidades, contribuindo diretamente para o crescimento sustentável da organização.
Muito mais do que uma tendência
A Employee Experience é muito mais do que uma tendência no mundo corporativo; é uma estratégia de sucesso para as empresas que desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Investir na experiência do colaborador é investir no futuro da organização e na construção de uma equipe engajada, criativa e comprometida com os objetivos da empresa.
Cada detalhe conta na construção de uma experiência memorável. Colaboradores felizes não apenas impulsionam o crescimento do negócio, mas também se tornam verdadeiros embaixadores da marca, atraindo talentos de alto nível para se juntarem ao time.
Fonte: Você SA, Vagas For Business, McKinsey, WTW