Boas práticas para gestão de equipes remotas

O capital humano da empresa onde você trabalha é incentivado a sempre se atualizar? É preciso considerar o desenvolvimento dos profissionais a nível coletivo e individual, pois a aprendizagem desses colaboradores está interligada a políticas de incentivo ao estudo e aprimoramento de competências. E claro, estamos nos referindo também ao ambiente organizacional.

Definição e objetivo

A aprendizagem organizacional nada mais é que um componente da cultura organizacional. Um “lugar” onde são fomentadas ações que promovam o desenvolvimento contínuo de competências por parte das equipes. Esse incentivo deve ocorrer a níveis individual, coletivo e estrutural, ou seja, uma organização onde os profissionais são provocados a buscar atualizações e melhorias constantemente e não necessariamente para uso da empresa. 

Como o futuro é falar sobre desenvolvimento de capital humano e não apenas de “treinamentos”, essa aprendizagem passa a ser reconhecida como um comportamento. Essa virada de chave é o ponto fundamental para que as ações aplicadas mostrem resultados concretos. Portanto, o aprendizado passa a ser praticado diariamente e não em momentos específicos, evidenciando a diferença para os famosos treinamentos de equipe. 

Ao promover o desenvolvimento dessa prática de aprendizado constante, a empresa faz com que os colaboradores busquem por conta própria determinado conhecimento em prol do seu crescimento individual. Isso não ocorre de forma natural e não possui uma fórmula, a realidade é que a elaboração da estratégia por trás dessas ações será o momento de maior importância. É preciso que as lideranças identifiquem as habilidades que precisam ser trabalhadas em cada membro de sua equipe para que a capacitação seja assertiva. 

Benefícios

Quando as pessoas se desenvolvem, a organização cresce junto. A matemática é simples e os benefícios são óbvios. Vejamos: um time alinhado, atualizado com novas ferramentas e consequentemente mais eficiente, faz com que a empresa tenha maior competitividade e possa se posicionar melhor no mercado. 

É natural que mediante a este cenário a maior parte dos profissionais se sintam mais satisfeitos no ambiente de trabalho, o que ocasiona também maior produtividade. A eficiência, como reforçado anteriormente, passa a ser uma consequência e uma característica presente nesses ambientes, ou seja, identificar colaboradores menos engajados e com a necessidade de outras estratégias poderão ser trabalhados à parte. 

Dentre tantos pontos positivos, não podemos esquecer do produto. Com empregados engajados e atualizados, as entregas melhoram e assim satisfazem ainda mais os clientes finais. A marca passa a ser reconhecida pela sua qualidade, o que reforça ainda mais os impactos de um ambiente que fomente o desenvolvimento junto da responsabilidade com o capital humano.

Como funciona na prática? 

Para iniciar a implementação do que estamos conceituando como aprendizagem organizacional, é preciso seguir alguns passos que não necessariamente estão ordenados e compartilham de um mesmo valor. 

  1. O primeiro é a “Pesquisa de Clima Organizacional”, também conhecida como “Pesquisa de Satisfação Interna”. Entender onde a sua organização está errando e como evitar os pontos que causam insatisfação no capital humano é essencial para a aplicação do conceito que estamos trazendo. Afinal, como serão elaboradas as estratégias para implementação do aprendizado como comportamento se os profissionais estiverem insatisfeitos?
  1. Traga profissionais de fora. É crucial a visão de uma consultoria quando não se tem um norte nesse processo de mudança cultural. Se a empresa está há anos seguindo uma mesma filosofia, dificilmente haverá forças internas para provocar a mudança. Um olhar crítico e isento sobre os processos da organização será necessário para que as lideranças saiam da zona de conforto. 
  1. Desenvolva o capital humano. Proporcione aos seus colaboradores um ambiente inovador e que incentive os cuidados com a saúde mental. Cada profissional tem uma personalidade e uma forma de lidar com as adversidades, entender as características de cada um e garantir que sejam acolhidos é um ponto chave nesse processo.

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Fonte: GPTW, Gupy, Ludospro e PontoTel

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