Nos dias de hoje, para uma empresa ter sucesso é preciso aliar práticas de gestão de pessoas com uma administração realmente estratégica. Nesse contexto, o People Analytics vem conquistando cada vez mais espaço no setor de Recursos Humanos.
Isso ocorre porque o processo contempla duas premissas: a valorização do capital humano e o uso da tecnologia para otimizar e melhorar a experiência desse funcionário, retendo, motivando e aumentando o nível de sua produtividade.
Não há dúvidas de que o People Analytics veio para ficar e, assim, revolucionar a forma como as empresas estão lidando com seus profissionais.
Portanto, está na hora de você descobrir o que realmente significa esse conceito e como ele poderá ser aplicado para beneficiar sua empresa.
O que é People Analytics?
O People Analytics diz respeito à maneira orientada de abordar dados que são coletados, conseguindo organizá-los e, assim, fazer o diagnóstico de tudo o que for relacionado às equipes que compõem uma empresa.
Para que esse trabalho seja executado, profissionais atuam com o auxílio de softwares, cujo papel é cruzar as informações obtidas através de variadas fontes, de acordo com os objetivos de cada empresa.
Com isso, torna-se possível otimizar o gerenciamento do RH, podendo ajudar gerentes e executivos a tomar decisões relacionadas a seus funcionários de forma mais acertada.
É através do People Analytics que se torna possível acompanhar de perto, e de forma imediata, alguns fatores como o engajamento, produtividade e a satisfação das pessoas na organização.
Cada vez mais o People Analytics está se tornando um grande aliado do RH Digital. Isso permite que haja atração de novos talentos e haja aumento dos níveis de motivação e de produtividade das equipes. Aqueles que sabem aplicar este conceito em suas empresas estão passos à frente para se destacarem muito em sua área de atuação.
Como o People Analytics funciona?
Para aplicar a metodologia do People Analytics em uma empresa e fazê-la funcionar da melhor maneira, é necessário compreender as quatro etapas que este processo engloba.
- A coleta
Essa é a primeira etapa, onde todos os dados possíveis são coletados para serem analisados através da metodologia People Analytics. Normalmente, estes dados surgem através de redes sociais, de pesquisas internas com candidatos, de sistemas de gestão, dos diversos currículos recebidos e diversas outras fontes geradoras de informações.
- O cálculo
A segunda etapa é relacionada a fase de cálculo, considerando os indicadores previamente estabelecidos. Aqui, os índices são medidos para quantificar as ocorrências e apresentar um cenário à gestão.
- A modelagem
A terceira etapa é referente ao cruzamento de todas as informações coletadas, calculadas e analisadas nas etapas anteriores, com o intuito de encontrar uma correlação entre as situações apresentadas e buscar soluções mais abrangentes para estabelecer diretrizes eficientes em toda a empresa.
- A análise
A última etapa é onde números calculados são analisados, para que a gestão tome decisões mais seguras, em cima de estatísticas confiáveis, tornando-se possível descobrir possibilidades, tendências, forças e fraquezas, relacionados ao foco de análise.
Entendendo todos esses conceitos e etapas, você já consegue compreender como funciona o People Analytics em uma gestão de RH Digital. Então é a hora de conhecer todos os benefícios que estes termos podem lhe trazer.
Importância e benefícios
Através do People Analytics, torna-se possível perceber uma grande melhora em praticamente todos os processos e demandas que envolvem as pessoas e seu desempenho, mas não são somente essas as vantagens obtidas, sendo que também podemos destacar:
- A possibilidade de redução do tempo de contratação, obtendo maiores índices de sucesso;
- A identificação dos fator de influência no desempenho e resultados da empresa;
- A diversidade e alta performance do trabalho das equipes;
- A possibilidade de tomada de decisões estratégicas mais seguras;
- A maior dimensão da produtividade, permitindo ganho de eficiência;
- As melhores organizações e possibilidades de controle dos processos.
Para implementar o People Analytics em sua empresa, seguir algumas etapas é essencial para obter bons resultados. Para isso:
- Trace um objetivo, permitindo detectar os problemas e motivos para a análise de dados e quais deverão ser cruzados ou confrontados para buscar um diagnóstico.
- Estabeleça indicadores e métricas, tendo conhecimento de quais são os dados que precisam ser coletados para gerar informações relevantes.
- Envolva os colaboradores, para que eles saibam que a empresa está preocupada em analisar os aspectos que envolvem o trabalho, o comportamento e os resultados, originados dos colaboradores e sintam-se motivadas a trabalhar.
- Realize projeções, buscando ter uma visão de futuro mais apurada, conseguindo estabelecer as melhores estratégias para cada fase da empresa.
Agora é só colocar tudo o que aprendeu em prática. E você, já utiliza o People Analytics em sua empresa? Deixe aqui nos comentários!