Conheça alguns indicadores para RH que você deve acompanhar

Indicadores do RH ou KPIs (Key Performance Indicators) são métricas utilizadas para medir os resultados da área de Recursos Humanos de uma empresa.  Esses índices, quando bem utilizados, auxiliam os gestores em suas decisões, proporcionando uma liderança mais assertiva.

Existem inúmeros KPIs, mas selecionamos alguns mais importantes para você desenvolver uma boa gestão, equalizando as necessidades da equipe com as demandas da companhia. Confira!

Quais os melhores indicadores de RH?

1. Indicadores de recrutamento e seleção

Planejar e executar os processos de recrutamento e seleção é um dos fatores essenciais para o sucesso de organização. Por isso, essa métrica é simples e importante.

Esse KPI é utilizado para se ter um panorama geral do processo de recrutamento e seleção, medindo a eficácia dos recrutadores e seus métodos para selecionar os candidatos.

Para muitas empresas, achar o funcionário ideal em um quantidade menor de tempo, é indicação de sucesso do processo. E o cálculo é feito assim:

Vagas no prazo (%) = vagas fora do prazo / total de vagas x 100

Quanto mais próximo de zero o valor obtido nessa equação, melhor está o tempo de fechamento das vagas.

2. Rotatividade ou turnover

O turnover consiste na taxa de rotatividade dos funcionários da empresa, que compara em um mesmo período de tempo, o número de profissionais contratados e desligados.

O KPI de rotatividade é um dos principais índices para serem acompanhados, uma vez que indica a atratividade e capacidade de retenção de talentos da empresa, e, o sucesso do recrutamento e seleção.

O ideal é que a taxa de turnover seja baixa, de preferência menos de 5%. Um valor igual ou acima indica: falhas na gestão, erro nos processos seletivos e contratações, insatisfação de funcionários, entre outros motivos.

Para achar o valor dessa taxa faça o seguinte cálculo:

Turnover (%) = Número de funcionários desligados / número total de funcionários ativos no mesmo período x 100 

3. Absenteísmo 

O absenteísmo é a ausência dos profissionais na empresa. Acompanhar esse KPI ajuda a detectar como anda clima organizacional e o nível de satisfação e motivação dos seus funcionários.

Em um ambiente acolhedor onde todos estão engajados, o índice de absenteísmo tende a ser menor. Para calcular, usa-se o fator Bradford

Fator Bradford = F x F x D
Sendo F a frequência de faltas; e D, o número total de dias ausentes.

Uma taxa satisfatória deve permanecer abaixo de 450.

4. Frequência

Para complementar o KPI de absenteísmo, é importante que analise também a pontualidade dos profissionais. Essa métrica demonstra o comprometimento dos funcionários com a organização.

Caso haja casos excessivos de falta de pontualidade, ações estratégicas devem ser tomadas para incentivar o reconhecimento, a produtividade e aumentar o senso de pertencimento desses profissionais.   

5. Indicadores de produtividade

A eficiência de uma empresa está diretamente ligada à sua produtividade, por isso é uma das métricas mais usadas pela empresa. Essa métrica é fundamental para acompanhar o rendimento dos profissionais na organização.

Ela geralmente está relacionada ao quanto a organização consegue produzir de receita por colaborador em um determinado período de tempo.

No entanto, vale lembrar que esses índices e tipo de mensuração varia de acordo com o tipo de negócio.

Portanto, é importante avaliar a principal variável do negócio em um período e realizar as medições em intervalos regulares para achar o índice de produtividade que mais se adequa ao seu negócio.

6- Receita por empregado

Essa métrica também é muito importante e ela consegue mensurar o retorno financeiro trazido por cada funcionário. Para calculá-la, é simples:

Receita por empregado (R$) = Receita anual da empresa/Número de funcionários.

Como vimos, os indicadores são fundamentais para o sucesso de uma organização. Eles mostram o panorama da empresa, facilitam a tomada de decisão e otimizam as ações estratégicas nas corporações. Com os KPIs é possível identificar e acompanhar questões fundamentais para uma boa gestão de pessoas: como o absenteísmo, rotatividade, produtividade e muitos outros aspectos.

Agora que você conhece alguns KPIs, basta medi-los e acompanha-los constantemente. Dessa maneira, você conseguirá ter um negócio mais estratégico e bem estruturado. 

Para conseguir se aprimorar ainda mais, recomendo que continue acompanhando nossas publicações. Sempre temos informações relevantes sobre o setor.

Deixe um comentário