Gestão de equipe à distância: aproxime as equipes à sua estratégia de negócios

A pandemia da Covid-19 trouxe uma nova abordagem para o mercado de trabalho, especialmente se falarmos das empresas que tiveram de começar do zero para se adaptar à nova rotina: o trabalho remoto.

Embora uma pequena parcela de empresas já tenha investido neste modelo de trabalho, a grande maioria ainda está engatinhando para conseguir gerenciar sua equipe adequadamente afim de não ter problemas posteriores, como perda de talentos e produtividade das equipes.

Além do mais, os obstáculos do trabalho à distância implicam em muitas limitações, como por exemplo, na tomada de decisões durante alguma reunião presencial ou nas conversas restritas à apenas o ambiente presencial de trabalho.

Pensando nisso, listamos 6 dicas de como vincular e aproximar os times e a estratégia do negócio por meio de uma gestão de equipe à distância de qualidade.

1 – Apresente aos Colaboradores Resumos Diários

Embora muitos negócios já tenham voltado à ativa com os trabalhos presenciais, muitos ainda têm optado por intercalar entre estes dois modelos de trabalho (presencial e remoto) afim de reduzir o tráfego de pessoas dentro da organização.

Neste sentido, a primeira recomendação é criar boletins diários para manter a equipe que esteja trabalhando remotamente por dentro de todas as questões que envolvem a empresa.

Os dados que você pode coletar, são diversos, como decisões tomadas ao longo do dia, questões em aberto, atualizações sobre processos, etc.

A ideia é apresentar de maneira detalhada todas as ações mais importantes e enviar para cada colaborador ao final do dia.

Deste modo, seu negócio estará apto para vincular e aproximar os times à sua estratégia de negócio, sem contar, que a gestão de equipe à distância será mais efetiva.

2 – Reconheça seus Colaboradores

Incentivar a equipe de trabalho é algo que deve ser priorizado desde o começo por qualquer gestor de empresa, afinal, os colaboradores se sentirão mais engajados a fazer um trabalho de qualidade e que seja bom para os negócios.

Deste modo, é fundamental levar o reconhecimento da sua equipe remota também aos outros colaboradores.

Seja por meio de e-mail, ou mesmo em reuniões por videoconferência, é muito importante elogiar a sua equipe para que eles se sintam motivados a trabalharem.

3 – Faça Reuniões Dentro do Horário de Trabalho

Não é interessante fazer reuniões fora do horário de trabalho, além de comprometer todo o rendimento dos seus trabalhadores que estão trabalhando à distância, você ainda corre riscos de ter de pagar por horas extras.

Se você quer ter uma gestão de equipe à distância – de qualidade – então deve saber que horários como hora do almoço e expediente nunca serão boas opções para promover este tipo de tarefa.

4 – Organize Tarefas, Metas e Prazos

Se estamos falando de como vincular e aproximar os times e a estratégia do negócio, como gestor, você deve ter em mente que ao trabalhar com equipes à distância, é fundamental desenvolver prazos que o ajude a calcular o que é esperado deles a curto ou longo prazo.

Sem dúvidas, essa é uma oportunidade única de monitorar os resultados.

Ainda assim, além de promover senso de responsabilidade, eles se sentirão sob controle, independentes e incentivados a continuar.

5 – Dê Atenção às Equipes

É certo que a troca de ideias através de reuniões online ou mesmo por meio de WhatsApp, não sejam de fato as melhores, visto que há mais dificuldade quando falamos sobre comunicação online.

No entanto, para que você tenha eficácia na sua gestão de equipe à distância, é importante estar atento ao que os seus colabores estão pensando sobre determinado projeto ou ações que serão tomadas dentro da empresa.

Ao ignorar um colaborador – ou mesmo toda a equipe – você estará gerando confusões e uma série de divergências que podem afetar todo um negócio.

Portanto, sempre que possível, deixe claro para que seus colaboradores apresentem dúvidas ou opiniões que podem ser utilizadas para acrescentar algo ao negócio durante uma reunião.

Deste modo, sua equipe à distância se sentirá incluída e em sintonia com o trabalho realizado dentro da empresa – Todos saem ganhando.

Lembre-se: uma empresa é como um grande sistema, se algo apresenta falhas, todo o sistema se enfraquece.

6 – Aposte na comunicação escrita e assíncrona e preserve o tempo das pessoas.

Deve-se assumir que o trabalho remoto não acontece necessariamente de forma síncrona e que cada colaborador vai executar suas atividades no seu tempo e sua prioridade. Dessa maneira, os gestores devem apostar em ferramentas que permitam uma comunicação de qualidade feita de forma assíncrona, preferencialmente escrita e não em áudios, pois a comunicação escrita fica com todos os pontos registrados, passíveis de consultas futuras rápidas e assertivas.

Acreditar no trabalho da equipe e medir por entregas , e não por disponibilidade, são um plus nas estratégias de equipes remotas.

Como você notou, existem muitos aspectos a serem levados em conta quando falamos sobre gerenciamento de equipes à distância, afinal de contas, são muitas as limitações de lidar com este novo modelo de trabalho.

No entanto, ele pode ser bem fácil de se implementar, principalmente quando atrelado a um bom planejamento estratégico que, via de regra, deve estar dentro das condições da organização.

E claro, é você, gestor, o maior responsável por segmentar as pessoas adequadas para compor este serviço.

De nada adianta selecionar os melhores funcionários para o trabalho remoto, se estes estão limitados devido às suas condições externas.

Você deve fornecer soluções adequadas, tais como acesso à Internet, aparelhos, e muitos outros – para que todos saem ganhando e ninguém fique de fora.

Deixe uma resposta