Para muitas empresas a pandemia foi sinônimo de fechamento. Para outras, a necessidade de se adaptar e acelerar algumas transformações que já estavam em andamento. No “novo normal” o home office já virou realidade e a gestão de pessoas, um dos principais focos da organização.
Nesse cenário, o profissional de RH assumiu um papel fundamental na realização dessa transição do ambiente corporativo para o residencial, com relevante papel na implementação de estratégias que priorizam a saúde e o bem-estar dos funcionários da empresa.
E ao que tudo indica, estas soluções que visam melhorar a experiência desses profissionais continuarão sendo consolidadas e aprimoradas no decorrer de 2021 e seguirão como tendências nos anos que virão.
Por isso, listamos algumas práticas de gestão de pessoas que você precisa saber para implementar em sua organização.
Conheça as tendências de gestão de pessoas
1- Trabalho híbrido
Para muitas empresas o trabalho híbrido, onde o profissional trabalha metade da semana em casa e a outra no escritório, já é realidade e sinônimo de maior produtividade. Segundo pesquisas realizadas no LinkedIn, 90% dos profissionais que tiveram de fazer essa adaptação à rotina mista preferem e gostam do novo modelo.
Essa metodologia foca nas pessoas e promove ações para desenvolver equipes de alta performance. Não estamos falando aqui somente de um ambiente de trabalho descontraído, a Employee Experience espelha a cultura e os valores das organizações e constrói um ambiente em que o profissional possa prosperar alinhado com os objetivos do negócio e com seus objetivos de vida.
Esse conceito é altamente relevante para a gestão de pessoas, isso porque o comportamento da organização com Employee Experience pode ser o diferencial que vai determinar a capacidade de ter na equipe profissionais qualificados e motivados.
3- Uso da Inteligência artificial
O foco da Inteligência artificial é estudar e desenvolver dispositivos que consigam pensar de forma semelhante ao cérebro humano, fazendo análises, percebendo padrões e obtendo respostas para diferentes situações.
Dentro da área de Recursos Humanos, essa aplicação pode ser usada nos processos de recrutamento e seleção de candidatos, apontar a necessidade de treinamentos e auxiliar em sua elaboração, além de ajudar no desenvolvimento de ações voltadas ao engajamento da equipe, por exemplo.
O uso da Inteligência artificial garante grandes ganhos ao setor de RH e para organização como um todo, com resultados mais precisos e processos mais assertivos.
4- Terceirização da mão-de-obra
Uma pesquisa realizada por uma grande empresa de consultoria empresarial, a JLL Consulting, aponta que mais de 80% da força de trabalho das empresas, até 2030, será formada por freelancers ou profissionais autônomos. Isso porque tais modelos de trabalho oferecem aos empregadores mais flexibilidade em termos de contrato e gerenciamento.
Nesse contexto, cabe ao RH pensar em estratégias para atrair esse tipo de perfil e, ainda, conseguir reter aqueles profissionais já contratados pela empresa.
Agora que você já sabe as principais tendências de gestão de pessoas para 2021, você já pode começar a colocar em prática em sua organização. Quer mais conteúdo de qualidade sobre o setor de RH? Siga nossas redes.