Saiba como a Inteligência Artificial pode impactar o RH

O uso de tecnologia nas empresas garante a melhoria dos processos, o aumento da eficiência e reduz a incidência de problemas. E isso não é diferente no setor de RH. A inteligência artificial aplicada nesse departamento, ajuda no processo de contratação e gestão de pessoas e possibilita o melhor aproveitamento dos recursos da organização.

Se você ainda não faz uso dessa ferramenta em sua rotina, acompanhe o artigo e conheça seus benefícios e como aplica-la em sua empresa.

Entendendo o que é a Inteligência Artificial (IA)

O foco da Inteligência artificial é estudar e desenvolver dispositivos que consigam pensar de forma semelhante ao cérebro humano, fazendo análises, percebendo padrões e obtendo respostas para diferentes situações. 

Dentro da área de Recursos Humanos, essa aplicação pode ser usada nos processos de recrutamento e seleção de candidatos, apontar a necessidade de treinamentos e auxiliar em sua elaboração, além de ajudar no desenvolvimento de ações voltadas ao engajamento da equipe, por exemplo.

O uso da Inteligência artificial garante grandes ganhos ao setor de RH e para organização como um todo, com resultados mais precisos e processos mais assertivos.

Veja como levar a inteligência artificial para o seu RH.

– Recrutamento e seleção

Nesse processo, a Inteligência artificial pode ser utilizada no cruzamento e análise de informações sobre o comportamento do candidato, com as competências exigidas pela função. Dessa, maneira, é possível identificar se ele se encaixa no perfil da vaga além de avaliar a aderência do comportamento do candidato à cultura da organização.

Softwares especializados também podem auxiliar na automatização de algumas etapas do processo seletivo, como chatbot para entrevistas, análise dos dados e coleta de resultados, gerando um importante ganho de escala em processos maiores e que demandam contratações assertivas em um curto espaço de tempo.

– Assessment

Uma vez que a ferramenta é capaz de desenhar as competências necessárias para os cargos e encontrar dentre colaboradores aqueles que mais se encaixam nos perfis buscados, atividades como avaliação de soft skills, realocação de funções, processos sucessórios e definição de lideranças para novos projetos se beneficiam amplamente da inteligência artificial.

Como resultado lateral, pode-se observar ainda um aumento da retenção de talentos da organização, maior produtividade, e melhor desempenho das equipes adequadamente alocadas.

– Clima organizacional

Alguns sistemas foram desenvolvidos para ajudar na aplicação de pesquisa de clima e na análise desses resultados. Assim, você consegue elaborar ações pontuais e específicas para manter o engajamento dos colaboradores.

– Identificação de funcionários que estão de saída

Outra funcionalidade dessas ferramentas de Inteligência artificial é a capacidade de antever a demissão de determinados colaboradores. Mas como?  Com a tecnologia é possível levantar dados sobre seu comportamento e atuação em determinado tempo e comparar com datas anteriores. Em certos casos, é possível predizer qual a chance do funcionário pedir demissão e ir para outra empresa.

– Desenvolvimento e aprendizagem de funcionários

Com a grande base de dados que as ferramentas de inteligência artificial levanta é possível mapear os pontos fortes e fracos de seus colaboradores, sabendo com maior precisão aquilo que precisa ser trabalhado e melhorado em cada um deles. Com essas informações o RH pode identificar qual o melhor curso, treinamento ou ação para aumentar a eficiência de suas equipes.

Agora que você conhece a usabilidade da Inteligência Artificial no RH, vale destacar alguns de seus benefícios:

– Assertividade no processo;

– Redução de tempo e custos com a seleção; 

–  Aumento da retenção de talentos da organização;

–  Maior produtividade;

–  Melhor desempenho das equipes;

– Resultados mais precisos para organização.

Ao fim do artigo, fica nítido a importância da inteligência artificial no setor de RH e o que essa tecnologia pode fazer pelo resultado de sua empresa. Então, se ainda não é adepto, se alinhe a essa nova realidade e use as ferramentas a seu favor.

Para ficar sempre por dentro das novidades, continue acompanhando nosso blog e deixe nos comentários o que achou do conteúdo. Até a próxima.

Deixe uma resposta