Planejamento estratégico pessoal: como montar um?

Seja no trabalho ou na vida pessoal todos temos metas, sonhos, objetivos etc que desejamos alcançar, mas como chegar até eles? Um bom planejamento elaborado de maneira estratégica pode ser um grande primeiro passo! 

Precisamos entender que antes de sonhar é bom ter os pés no chão. Metas devem ser realistas e os passos a serem dados ao longo dessa caminhada serão decisivos para os resultados que você irá obter. 

Afinal, o que é um planejamento estratégico?

Um planejamento é utilizado para prever desafios e oportunidades em um determinado cenário/contexto, já um planejamento estratégico, além de prever esses desafios, propõe maneiras efetivas de como superá-los. 

Para ser estratégico, é preciso que o planejamento tenha como estabelecidas as orientações para ações, atividades e tomadas de decisão. O intuito é alcançar as metas sem pecar na inteligência e zelar pela organização.

Decisões estruturadas, qualidade de vida e otimização do tempo são algumas das vantagens dos planejamentos. Conscientes dos objetivos que queremos alcançar, devemos agora priorizar a forma mais assertiva de alcançá-los. 

Criando um planejamento estratégico pessoal

Bom, para darmos início a esse planejamento precisamos focar em um ponto crucial: sinceridade. Temos que ser realistas e identificar de maneira honesta e palpável quais passos queremos dar na carreira. 

No primeiro passo é preciso refletir sobre as seguintes questões:

  • Você se vê como um líder no futuro? 
  • Como você chegou ao seu cargo atual?
  • Quando você se sente motivado? Qual contexto?
  • O que você gosta de fazer?
  • O que as pessoas dizem que você se destaca?

Metas

Ao definir as metas de l

Deixe um comentário