Novas tendências de Recrutamento e Seleção em 2021

Processos de recrutamento e seleção são atividades recorrentes na área de recursos humanos. E, embora essa tarefa seja habitual para a maioria dos profissionais da área, é fundamental apostar em inovações que ajudem no recrutamento de novos colaboradores, garantindo processos mais eficientes.

Com os avanços progressivos da tecnologia, muitas empresas têm aderido às inovações para facilitar o trabalho, buscando estar à frente de seus concorrentes. Por isso, criamos esta lista com cinco novas tendências de recrutamento e seleção em alta em 2021. Acompanhe!

1 – Inbound Recruiting

Recrutar novos candidatos para uma empresa, pode ser entendido, por vezes, como tarefa complicada, por isso, para solucionar esta questão, as organizações têm apostado no chamado, Inbound Recruiting. O Inbound Recruiting é similar à estratégia de Inbound Marketing, no entanto, o foco principal do Recruiting é captar candidatos realmente interessados pelo cargo oferecido. Ou seja, a empresa cria estratégias de recrutamento através de conteúdos que agreguem valor à vida destes candidatos, de forma que se sintam interessados pelo que a organização tem a oferecer. Por isso, o Inbound Recruiting é considerado uma das principais novas tendências de recrutamento e seleção da atualidade.

2 – Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial não poderia estar de fora da lista de tendências em processos de recrutamento e seleção. O uso desta tecnologia pode tornar os processos seletivos mais ágeis e assertivos, permitindo a análise de diversos dados de experiência, competência e habilidades para a identificação do melhor perfil para a vaga. Como exemplo de inovação, utilizando IA, podemos citar o uso do chatbots, ou assistentes virtuais, em processos seletivos. Este programa viabiliza a interação com o candidato, nas diversas etapas, como triagem, agendamento de entrevistas, esclarecimento de dúvidas sobre o processo. Desta forma, é possível reduzir o tempo da seleção, facilitar o fluxo em processos de maior volume, além de manter os candidatos informados em cada etapa.

3 – Automatização de Processos

Lidar com muitos processos e informações diariamente, analisar dezenas de currículos e avaliar dados de cada candidato individualmente, pode exigir muito tempo dos profissionais de RH, além de tornar o trabalho, por vezes, estressante.  Para solucionar esta questão, as organizações têm adotado os softwares de automação de processos, que operam de forma contínua e tornam as ações da equipe mais rápida, com benefícios para todos. Uma pesquisa da Microsoft identificou que “68% dos profissionais de RH acreditam que a automatização das tarefas rotineiras abrirá espaço para o desenvolvimento de um trabalho significativo, com tempo para a equipe se empenhar no que importa para o setor: as pessoas.”    

4 – Mapeamento Comportamental

Ao selecionar novos candidatos para compor o quadro de colaboradores de uma empresa, são consideradas informações quanto a experiências e conhecimentos técnicos e, com igual importância, por vezes até maior, as competências comportamentais do profissional, permitindo avaliar a aderência deste à cultura da organização. O Mapeamento comportamental possibilita ganhos para empresas e profissionais, aumentando a eficiências nas contratações e a melhoria na produtividade, além de outros benefícios para além do sucesso em processos seletivos.

5 – Utilização de Vídeos

No conjunto de tendências que vieram para ficar, muitas ferramentas e técnicas tem facilitado os processos de RH, especialmente de recrutamento e seleção, a exemplo do uso dos vídeos nos processos, tanto para anunciar as vagas, atraindo candidatos, quanto para avaliá-los nas etapas iniciais. Além de ser vista como moderna e atualizada, a empresa otimiza os processos, reduz tempo, distâncias e custos, facilitando a participação dos candidatos e aumentando a agilidade na escolha dos melhores profissionais.   

Cada vez mais o RH precisa estar atento às novas tendências, afinal, quando uma organização deixa de inovar e de apostar na atualização de seus processos, diminui suas chances de sucesso e o valor de sua marca. Se você quer ir mais longe ao gerar resultados eficientes para o RH da sua empresa, que tal refletir sobre O papel da tecnologia no RH?

Até a próxima!

Deixe uma resposta